ALMA — «Aim, Learn, Master, Achieve» (Procurar, Aprender, Dominar, Conseguir) — é uma iniciativa da UE que visa apoiar os jovens que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação (NEET).
O objetivo é ajudar os jovens mais desfavorecidos (18-29 anos) a integrarem-se na sociedade através do acesso ao trabalho ou à formação.
Normalmente, trata-se de pessoas vulneráveis no que diz respeito às suas possibilidades de acesso ao trabalho ou à formação por razões individuais ou estruturais (por exemplo, deficiência, desemprego de longa duração, qualificações/competências insuficientes, antecedentes migratórios).
Esta iniciativa oferece aos participantes:
- Uma formação adaptada e intensiva no seu país de origem (fase preparatória)
- Uma experiência profissional supervisionada, acompanhada de serviços de mentoria, por um período de dois a seis meses noutro país da UE (fase de mobilidade)
- Após o seu regresso, a continuação do apoio orientá-los-á na utilização das competências recentemente adquiridas para obter emprego ou prosseguir os seus estudos no seu país de origem (fase de acompanhamento).
Que custos estão cobertos?
A ALMA cobre os custos dos participantes, tais como:
- viagens
- seguros
- segurança social
- necessidades básicas, tais como alimentação e alojamento
- orientação e aconselhamento antes, durante e após a estada no estrangeiro
Os jovens podem candidatar-se diretamente?
As pessoas singulares não se podem candidatar diretamente à iniciativa ALMA.
Uma vez que o programa ALMA é atualmente executado ao abrigo de programas nacionais e regionais do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), são as organizações cofinanciadas por estes programas que identificam os participantes.
Como podem as organizações participar na ALMA?
As organizações públicas ou privadas sediadas num Estado-Membro da UE que pretendam participar na execução desta iniciativa, devem contactar a autoridade de gestão do FSE+ no seu país e/ou região.
São exemplos as organizações de juventude, ONG, autoridades locais, centros de emprego, escolas, prestadores de ensino/formação profissional.
Para mais informações, contacte EMPL-ALMAec [dot] europa [dot] eu (EMPL-ALMA[at]ec[dot]europa[dot]eu) e consulte o manual de orientação da iniciativa ALMA.
Contexto
A iniciativa ALMA («Aim, Learn, Master, Achieve» – Procurar, Aprender, Dominar, Conseguir) visa promover a inclusão e o emprego dos participantes no seu país de origem melhorando as suas competências, os seus conhecimentos e a sua experiência, e dando-lhes uma oportunidade de criar novas ligações em toda a Europa.
A iniciativa é executada pelos países da UE e apoiada pela Comissão Europeia a nível da UE.
A ALMA assenta numa iniciativa de inclusão social implementada pela Alemanha desde 2008 (IdA, Integration durch Austausch), que passou, em 2012, a estar sob a alçada de uma rede transnacional de 15 países da UE (Rede de Mobilidade TLN) e, a partir de 2015, a funcionar através de um convite à apresentação de propostas a nível transnacional ao abrigo do Fundo Social Europeu Mais (FSE+).
No final de 2022, foi lançado um convite à apresentação de propostas piloto (com um orçamento indicativo de 15 milhões de EUR) para ajudar os países da UE a integrarem a iniciativa ALMA nos seus programas do FSE+, através da realização de projetos-piloto ou do reforço de um tipo de atividade ALMA.
Antecedentes políticos
Com esta iniciativa, a Comissão reafirma o seu empenho nas seguintes iniciativas:
A ALMA complementa os programas existentes de apoio à mobilidade dos jovens, tais como: